Diego André Fiore da Silva
Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2014), como tema de sua dissertação pesquisou “Narrativas da Italianidade em Cidade de Médio Porte”. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2012), como tema de sua monografia pesquisou “O Gênero do Relatar Diário e sua influência na expressão social”. Graduado em Letras-Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, pela Universidade Norte do Paraná (2010), como seu trabalho de TCC pesquisou “Gênero do Relatar Diário e as suas influências”, com base em Anne Frank.
Atualmente é Professor de Língua Portuguesa e de Língua Italiana, nas quais tem experiência na área de Ensino, trabalhando com Aulas Particulares e em Escolas Públicas de Santa Catarina desde 2010. É participante do Grupo de Pesquisa de Língua, Memória e Identidade dos Italianos no Brasil (GLIM).
Seus principais interesses de pesquisa são: Narrativas/Relatos de Memória da Italianidade na região de Chapecó - SC; Ilhas Linguísticas; Migrações; Língua Talian. Italiana e Portuguesa Brasileira; e Cultura Escolar em um contexto de Nacionalização do Ensino (realidade catarinense).