top of page

IV Encontro do GLIM

O Grupo de Pesquisa Língua, Identidade e Memória: Os italianos no Brasil (GLIM) recebeu a Profª Carla Bagna (Università per Stranieri di Siena) na quarta edição de seu encontro anual, realizada em 5 de dezembro de 2024. O evento contou ainda com a apresentação de comunicações de integrantes do grupo.

CONFERÊNCIA

150 anni dell'emigrazione italiana in Brasile: Modelli teorici, prospettive di ricerca e dati

Carla Bagna (Università per Stranieri di Siena)

Il contributo sviluppa una riflessione a partire dal capitolo America Latina (Bagna, 2011) del volume Storia linguistica dell'emigrazione italiana nel mondo (SLEIM) curato da M. Vedovelli (Carocci, 2011) al fine di illustrare modelli di analisi e prospettive di ricerca su un tema così rilevante per la storia dell'Italia e dei paesi  che hanno visto la presenza di discendenti di italiani.

COMUNICAÇÃO

O espaço linguístico italiano nas migrações ao Brasil

Luiza Del Poz

Na história da migração italiana ao Brasil, há três momentos bastante distintos: 1. a "Grande Emigração", entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX; 2. a segunda "onda", após a Segunda Guerra Mundial; e 3. os dias atuais. A cada um, correspondem diferentes perfis socioeconômicos e linguísticos das pessoas migrantes e diferentes dinâmicas trabalhistas, sociais, culturais e linguísticas nas comunidades de destino. Observando os três períodos separadamente, podemos identificar continuidades e descontinuidades e constatar que a bagagem linguística dos migrantes italianos e suas relações e práticas sociais e linguísticas já no Brasil são intrinsecamente conectadas.

COMUNICAÇÃO

O dialeto ítalo-paulistano: Problemas de documentação e delimitação

Rafael Scabin

Durante as primeiras décadas do século XX, testemunhas mencionam a existência do dialeto ítalo-paulistano, uma presumida variedade linguística de contato que teria surgido no contexto da migração italiana na cidade de São Paulo. Desse dialeto, contudo, quase nada sabemos. A história da formação e difusão da ideia de dialeto ítalo-paulistano levanta importantes questões acerca da delimitação de uma língua e das relações entre uma dada variedade linguística e sua representação literária.

Contato

Se você se interessou pelo projeto e gostaria de participar, acesse o nosso questionário. Você pode contribuir com informações sobre sua família e, caso queira, agendar uma entrevista virtual. Se possui em sua casa algum documento ou foto de seus antepassados que queira compartilhar, entre em contato conosco.

Acompanhe o GLIM

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube - Black Circle

Fale com a gente

Obrigado pela mensagem!

© 2023 by GRAND OAK. Proudly created with Wix.com

bottom of page