top of page

O principal objetivo do grupo é colocar os pesquisadores envolvidos frente a uma realidade incorporada na sociedade brasileira: a da presença da imigração italiana e de seus efeitos. Tal fenômeno fez parte do processo de formação do país e deixou vestígios em parte da sua vida cotidiana. No entanto, as pesquisas já feitas demonstram muito mais do que uma “amálgama”: há identidades diversas espalhadas pelo Brasil, mostrando que há ainda comunidades que mantêm variedades de língua italiana falada e, muitas vezes, marcas que precisam ser desveladas. No desenvolvimento das reflexões, os pesquisadores terão, portanto, a oportunidade de entrar em contato com essas variadas realidades e, além da troca de experiências pela afinidade que une o rol de pesquisas, poderão aprofundar principalmente, conceitos como língua de herança, discurso, identidade, memória e esquecimento.

​

O grupo visa também à organização de conteúdos já existentes e de outros a serem coletados, acerca da vida italiana no Brasil, para a investigação da vinda de imigrantes e sua repercussão, tanto na história italiana quanto na brasileira.

​

O GLIM é coordenado pela professora doutora Elisabetta Santoro, docente da Área de Língua e Literatura Italiana e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER).

transferir.jpg
Logo_Color_Horizontal.jpg
logo_leer (1).jpg
logo FATEC.png
bottom of page